Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

HISTÓRICO

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL Dr. TUFFY EL-JAICK



A Escola Estadual Dr. Tuffy El-Jaick foi construída e inaugurada no ano de 1965 conforme o DECRETO no 12.038, de 06 de outubro de 1965, em seu artigo 1o abaixo transcrito, publicado no D.O. do Estado do Rio de Janeiro, ano XXXV em 7 de outubro de 1965, no 10.222, na 1a Seção do Poder Executivo.

“DECRETO NO 12038, DE 06 DE OUTUBRO DE 1965... Dr. Tuffy José El-Jaick, advogado, poeta membro da academia de letras, pautou sua vida dentro das normas humanitárias, doou parte de seus imóveis ao Estado, exerceu com elevação e dignidade a vereança e a presidência da Câmara Municipal de Nova Friburgo...



Art. 10

Fica criado em Duas Pedras, localidade do 1º distrito de Nova Friburgo, um Grupo Escolar com a denominação de “Dr. TUFFY EL-JAICK...”.



PALÁCIO DO GOVERNO, em Niterói, 06 de outubro de 1965.”



Governador do Estado do Rio de Janeiro – General Paulo Torres

Sec. Obras Públicas – Nilo Teixeira Campos

Sec. Educação e Cultura – Luiz de Araújo Braz

Diretor do Dep. De Educação – Reginaldo M. Linhares.



O prédio foi inaugurado em 07/10/1965, sendo, então prefeito de Nova Friburgo, Dr. Heródoto Bento de Mello, constando das seguintes dependências: 04 salas de aula, 01 secretaria, 01 pequena cozinha, 01 depósito, banheiro de professor, 03 sanitários para meninas e 03 para meninos.



No primeiro ano de funcionamento, isto é, em 1966, a matrícula atingiu um total de 363 alunos de Alfa à 4a série do Ensino Regular.



Em 1968 a Comunidade Escolar conseguiu fazer o muro, muito recuado, conforme ordem da PMNF na frente e nos lados da Escola. Em virtude do acréscimo do número de alunos duas salas foram divididas com parede de madeira.



Em 1970 a Paróquia emprestou um salão, acomodando 02 turmas por turno, que eram três.



Em 1975, com recursos da própria comunidade e mão de obra da EMOP a Escola recebeu a primeira pintura.



No ano de 1976 foi implantado a 5a série, 2o segmento do 1o grau.



Em 1977 a Escola, tendo que desocupar o Salão Paroquial, deu início à campanha do tijolinho para ampliar suas dependências. Fizeram-se rifas, festas e Livro de Ouro. A comunidade inteira foi mobilizada numa calorosa adesão e assim construíram-se: 02 salas, uma secretaria, sala do professor e uma pequena biblioteca. A mão de obra foi parte arranjada pelo Dr. José Arnoldo Salomão e parte pela Polícia Militar.



Decreto no 2027 de 10/08/78, DO de 11/08/78 – Unificação da Escola: Ensino Regular e Ensino Supletivo sob uma só direção, passando a denominar-se E. E. Dr. Tuffy El-Jaick.



Em 1979 realizou-se a conclusão da 1a turma de 8a série, com 29 alunos.



Em 1983, com verba do Governo, a Escola teve sua primeira reforma: ampliação da cozinha, banheiro de professor, melhoria nos banheiros dos alunos e pavimentação do pátio. Ainda em 1983, através do processo n0 14 767 de 07/11/83, na gestão do prefeito Heródoto Bento de Mello, a Escola recebeu a “Certidão” com autorização para aumentar a área da Escola, construindo o muro em todo o seu redor.



Em março de 1985, a Escola recebeu ordem para criar o Pré-Escolar, sem espaço e sem a mínima estrutura. Então o Diretor do Detran – 3a Ciretran, Sr. Jarbas de Souza, numa demonstração de elevado espírito altruísta, generosamente, acolheu as crianças do Pré-Escolar – 04 turmas em 02 turnos em duas pequenas, porém, aconchegantes salinhas, onde ficamos funcionando até 1990. Nessa ocasião, o Prefeito Dr. Paulo Azevedo, preocupado com a acomodação das crianças presenteou a Escola: construiu duas salas e dois banheiros para o Pré-Escolar.










Em outubro de 1990 foi iniciada a obra de ampliação da Escola sob o governo Moreira Franco: 05 salas, sozinha, despensa, sala de leitura, tanque, banheiro para apoio, secretaria, arquivo, banheiro para professores, sala de direção e um pequeno pátio coberto.Seu espaço físico atual é constituído de:

Nada do que foi será

- 09 salas de aula

- 01 sala de vídeo (DVD)

- 01 Laboratório de Informática Educativa

- 01 sala de Direção

- 01 refeitório

- 01 pequena quadra para recreação

- 01 sala de secretaria

- 01 sala de biblioteca

- 01 sala de Coordenação de turno

- 01 sala de Coordenação Pedagógica e Educacional

- 01 despensa

- 01 cozinha

- 01 sala de Agente Pessoal

- 01 sala de Professores

- 01 sala para Instrumentos da Banda Marcial

- 01 sala para uniformes da Banda Marcial

- 01 pequena sala para material esportivo

- 01 despensa

- 01 depósito

- 01 consultório dentário

- 02 banheiros para professores

- 01 banheiro para pessoal de apoio

- sanitários femininos

- sanitários masculinos



Atualmente atende a:


- 236 alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental

- 114 alunos do Ensino Médio Regular

- 54 alunos do Projeto Autonomia

- 188 alunos do Ensino Médio de jovens e Adultos



Projetos diversos da SEC e do Colégio se realizam constantemente. Os eventos sempre contam com a participação excelente da comunidade.

Apesar de muitas carências, do espaço insuficiente e muitas vezes inadequado, o Colégio procura proporcionar aos alunos, professores e funcionários e a toda comunidade o que pode de melhor e proveitoso.

O colégio vem desde 2005, desenvolvendo o projeto valores, que surgiu através das reuniões pedagógicas, onde a equipe de professores demonstrou interesse em estar de uma certa forma suprindo, a perda de valores éticos, morais, espirituais, tendo em vista a decomposição da família.

Esse projeto traz oportunidade de o aluno envolver-se em projetos sociais, tarefas em grupos, mutirões, gincanas e outras ações coletivas, ao mesmo tempo em que esses valores estarão incluídos nas diversas disciplinas: português, matemática, geografia, história, etc. Ele visa melhorar a disciplina, qualidade de permanência, de convivência e as condições de aprendizagem dos nossos alunos, melhorando as instalações, as condições de higiene, de limpeza, de manutenção da escola.Enfim, aponta-nos a possibilidade de resposta à demanda da humanidade por paz, na medida em que se empenha na construção de uma ponte de ligação entre o conhecimento, o desenvolvimento da consciência e da ética do caráter, base fundamental da cidadania.

Para que esse projeto partisse para ação passou por duas fases:

- capacitação dos professores com temas voltados à educação de valores;

- é o momento da aplicação do projeto, por intermédio das atividades, da exposição de trabalhos e pesquisas, envolvendo toda a comunidade escolar através de vários eventos: festival de trovas, visitas a asilos e orfanatos, palestras, filmes, eventos esportivos, passeios culturais, esportivos e ecológicos, visitas a parques, etc...



Projetos



Uma visão de futuro !

Tudo começou assim...

Com o principal objetivo de complementar as atividades extracurriculares, já oferecidas, aproximando mais o corpo discente ao convívio escolar e estreitando ainda mais o relacionamento Instituição/Ensino fundou em julho de 2006, a Banda Marcial do Colégio.




Família Tuffy
Visite o Blog da Galeria de Fotos

www.vibeflog.com/galeriafotostuffy
Tuffy acontece
INFOJAICK

( nome de nosso Laboratório de Informática Educativa)

"Todos os Direitos Reservados"

Nenhum comentário:

Postar um comentário